Saudações a todos. Como primeira postagem pensei em fazer uma introdução que não fosse formal e pesada, já fazendo. A intenção era estabelecer uma linguagem de amplo alcance com base em conceituações objetivas e diretas, semelhante a textos de divulgação científica. Não era do meu interesse reproduzir reportagens ou artigos de outros autores. Quando muito, estabelecer um pensamento crítico sobre eles. Alguns temas de interesse científico seriam analisados sob a ótica da biologia sistêmica, que era uma das bases da minha formação.
Provavelmente muitos não sabem, mas a biologia apresenta respostas dialogadas para questões fundamentais sobre a natureza primordial das coisas que muitas vezes acredita-se serem discutidas apenas no âmbito da física, química e da Matemática. Algumas delas são: a geometria dos fractais, os sistemas complexos, o caos, a relatividade, entre outros. Muitas "verdades" da física entram em confronto direto com o pensamento biológico, sendo impossível a sua coexistência, como é o caso da viagem de volta no tempo, eventualmente propagada pela física e francamente contrária à possibilidade biológica. Obviamente me abstive de citar temas clássicos tais como a evolução das espécies, ecologia, biologia do desenvolvimento, biologia molecular, genética e imunologia, pois são recorrentes aqui.
Ao longo destes anos abordamos questões imprescindíveis como a origem da vida desde a primeira célula até a emergência da espécie humana, passando pelos fascinantes dinossauros; a evolução molecular desde a formação dos átomos nas estrelas até a neurobiologia e o processo de aprender a aprender; a diferença entre plasticidade e adaptação e, finalmente, a questão da saúde e da doença.
Pretendemos ainda abordar o desenvolvimento das cidades, das ciências e das tecnologias por acreditar que são processos tão naturais quanto nascer e morrer. Em fim, só vocês, leitores, podem me dizer se os meus objetivos estão sendo alcançados a partir da leitura atenta de cada texto postado aqui. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas como não temos data para terminar, por favor se inscreva no blog e comente aqui.
Oiiiiiiiiiii amigo ADOREI!!!!!! Vc vai colocar a sua tese aqui tb??? e artigos seus e de outros?? Vou indicar para outros amigos, acho que´vai ser muito bom!!!!! bjs sds
ResponderExcluirGostei da idéia.Meus Parabéns e boa sorte!
ResponderExcluirSerá um prazer participar!
ResponderExcluirBjs.
Jmbpires.
Oi Miro! Adorei o blog... Bom termos contato... Abraços Ruth
ResponderExcluirBrother, olá!
ResponderExcluirCara, destaquei uma declaração sua:
"...Quando muito, estabelecer um pensamento crítico sobre eles...".
Ow, este é de fato o espírito!!!!
Algo pode até ser tido como "lei", mas não quer dizer eu tenha que concordar simplesmente, ou que não possa ser contradito, no sentido de que meios alternativos podem ser tão ou mais verdadeiros do que aquilo que de momento é tido como certo.
Abração!
Obrigado geral. Sei que com a participação de todos vamos aprimorar o texto e ajustar uma linguagem boa para divulgação científica. Abraços.
ResponderExcluir