segunda-feira, 9 de março de 2009

Evolução


Caros amigos,
Impressiona-me a resistência que certas pessoas têm a respeito da teoria da evolução. Eventualmente, as motivações para a negação da teoria se limitam ao raciocínio puro e simples sobre a beleza de certos aspectos da natureza. Por exemplo: é comum a argumentação de que a perfeição do vôo de uma ave de rapina, ou mesmo a estética simétrica de certos mosaicos encontrados nas asas de algumas espécies de borboletas ou em carapaças de diatomáceas, etc., possam ser obra do acaso. Ora, por favor, tais argumentações são demasiadamente fracas até mesmo para justificar a vontade criadora de um deus. No momento em que o mundo comemora os 150 anos da publicação de “A origem das espécies”, surpreende que jornalistas e intelectuais utilizem “legitimamente” a mídia impressa para falar de temas para os quais não estão preparados por estarem desatualizados. Por outro lado, mais surpreendente é a ausência de consultores científicos nessas mídias para orientar aqueles que querem emitir opiniões favoráveis ou contrárias sobre temas científicos sem que para isso incorram no erro de veicular informação errônea sobre as ciências biológicas. Se por um lado a democracia nos permite falar as bobagens que queremos, por outro lado a mídia tem que ter responsabilidade com aquilo que publica sob o risco de prestar desserviço cultural e científico. Foi o caso da publicação do jornal O Globo feita em 20/02/2009, onde o Sr. Luiz Paulo Horta, jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) , escreveu sobre a teoria da evolução sob o título “Nas águas de Darwin”. Nele, o Sr. Horta se refere a Darwin com "vovô" e discorre toda a sua ignorância a respeito do tema. O início do texto é até elegante, mas depois impressiona a sua coragem de falar sem conhecimento de causa, apenas baseado na sua fé e em programas da BBC sobre os quais a natureza é apresentada como algo perfeito e equilibrado. Meus caros, o equilíbrio dos sistemas biológicos é tão fino quanto o de um “bêbado equilibrista”. Por isso mesmo são tão instáveis e sujeitos a transformações radicais ao menor ruído. O mito do equilíbrio perfeito há muito já caiu. Do ponto de vista da adaptação biológica, somos tão evoluídos quanto as baratas ou qualquer outro animal existente no planeta. Formas de vida que não estão adaptadas para os ambientes que ocupam ou estão extintas ou em vias de extinção. Vou tentar ser mais claro sobre isso em algum momento próximo.
Grande abraço.

6 comentários:

  1. Eu já tinha observado isso.
    Muitas pessoas têm o costume de mascarar os feitos da natureza com argumentos fracos, vazios, sem lógica. "É coincidência, obra divina, DESTINO". É, na verdade, um grande INSULTO pra biologia!

    Como não acreditar na evolução, na seleção natural que nos trouxe até aqui? OU vão dizer que estamos aqui porque foi um acaso? Um erro?

    Tantos estudos, tantas provas, tanta perfeição sendo pisada por pessoas que só usam o cérebro pra criticar ou questionar sobre assuntos que nem eles mesmos tem conhecimento ou interesse.

    Alguns críticos possuem colunas semanais e escolhem qualquer tema, qualquer argumento e simplesmente o jogam sobre o papel, estragando todo um pensamento interessado, estudantil, que acaba lendo o produto, somente pelo fato de cumprir sua carga horária, sua tarefa da semana. Pior que acontece mesmo.
    Bom, eu não tenho muito o que dizer sobre teorias e etc pois ainda sou uma mera estudante de 3ºperiodo de Enfermagem hahaha... Mas com certeza minha opinião eu posso deixar por aqui.

    Obrigada professor! Agora estou conseguindo postar direitinho.

    ResponderExcluir
  2. Claro Hanna. É justamente essa a questão. Fico indignado com opiniões sem embasamento. Nós que aprendemos a referenciar nossos pensamentos, somos obrigados a ler sobre deslumbramentos infantis sobre o céu e o inferno como se estivéssemos na idade média. É incrível. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Miro, vou expor alguns pensamentos.
    O que você acha? Quero sua opinião.

    Espiritismo e a Teoria da Evolução são compatíveis?

    No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies.
    Assim surgiram, várias questões: por que se originavam as espécies? Por que se modificavam com o passar dos tempos, diferenciavam-se em numerosos tipos e freqüentemente desapareciam do mundo por completo? A chave do mistério Darwin encontrou casualmente na leitura: "Ensaio sobre a População". Depois disso,nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência e da Origem das Espécies.
    Disso você já sabe, porém o que me chamou atenção é que, estudando em profundidade as obras de Allan Kardec. Percebo logo que essa Doutrina, graças ao seu aspecto de Ciência, não fica nada a dever as teorias darwinianas, pelo contrário, enquadra-se perfeitamente em todos os ensinamentos científicos.
    Entendi melhor o homem descrito por Darwin; encontrei lógica na maneira com que apresentava a espiritualidade, a bondade e a justiça de Deus. É fantástico observar a beleza das almas que além da asa do conhecimento que possuem, conseguem cultivar a humildade o suficiente para reconhecer a existência e a grandeza de uma Inteligência Superior a todos nós, além da necessidade da outra asa, a da bondade, para se completarem.
    O Espiritismo apresenta o espírito humano como produto decorrente de um longo processo de evolução do chamado; princípio inteligente; através de todos os reinos da natureza em longo processo evolutivo. São bilhões de milênios de evolução para o princípio inteligente chegar ao nível da alma humana. No decorrer desse processo, imprimimos em nosso íntimo o conhecimento de nós mesmos e do Universo, de Deus Criador e de sua natureza eterna, sábia e cheia de amor.
    A reflexão exata aos ensinamentos do Espiritismo com Kardec, e estão lá em toda sua obra, extensa e racional, para todos que quiserem estuda-la tal qual ela é.
    Por isso digo que o Espiritismo ao abordar a Evolução, vai além da teoria de Darwin, abrindo as portas para uma visão de Deus como a meta sublime do nosso eterno aperfeiçoamento e progresso espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marise. Acho que você levantou de modo positivo uma antiga questão sobre criacionismo e evolução. O problema é que a igreja católica entende que a teoria da evolução é incompatível com o criacionismo (embora algumas mudanças já estejam acontecendo). E o que é o criacionismo para a igreja a não ser um processo linear, determinista, no qual as espécies surgem prontas e formadas de uma hora para a outra por vontade de um Deus criador! Honestamente isto me parece pouco inteligente e bastante monótono para uma "mente criadora superior". O criacionismo tradicional, fundamentalista, interpreta o “Gênesis” de forma literal, cegando o espírito humano para as inúmeras evidências científicas que mostram que o processo não foi assim. Veja o link http://microsintonias.blogspot.com/2009/03/o-dente-da-galinha.html. O ganho do espiritismo segundo Kardec, frente as religiões ocidentais dominantes, é que ele libera o homem de fé para a compreensão das descobertas científicas atuais e o faz avançar. Isto ocorre porque a ciência não fere seus dogmas fundamentais que estão baseados na evolução do espírito de forma similar à teoria de Darwin, que está baseada na evolução das espécies. Isto, sem dúvida nenhuma, já é uma grande contribuição. Por outro lado, acredito que as religiões cristãs, tais como as católicas e protestantes, deveriam flexibilizar um pouco mais suas interpretações sobre a origem da vida de modo a separar um espaço para o divino sobre a teoria da evolução que não mais pode ser negada. Por que não pensar em Deus como o mentor de todo esse processo, tal como fazem alguns cientistas criacionistas que não negam a evolução? Não vai aqui nenhuma intenção de me posicionar a favor ou contra qualquer religião, pois o meu objetivo é discutir questões puramente relacionadas à matéria biológica. Mas acho que seria uma boa alternativa para religiões que, diferente do espiritismo, não sabem o que fazer com o tema evolução. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Miro,
    Concordo com você, em gênero, número e grau.
    Saí realmente do seu foco, mil perdões.
    Porém sei que a ciência tem explicação lógica e comprovação para tudo.
    Não estou querendo discutir religião.
    Porém, pelo que entendo sobre evolução, pelo ponto de vista cientifico, tudo passa pelo processo de criação, evolução e morte.
    Estou errada?
    Isso significa que depois da morte não há mais nada?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Marise, você está bem dentro da discussão. É praticamente impossível não falar sobre isso quando o tema é evolução. Só estou querendo dizer que as teorias metafísicas não precisam se contrapor à teoria da evolução e isto o espiritismo tem demonstrado bem. O seu texto mostra isso. Não sou um cético de carteirinha mas também não estou qualificado para falar da vida depois da morte. Grande beijo e continue participando.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br